TORNAR-SE CRIANÇA
“Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino tal como este, a mim me recebe” (Mateus 18: 3-5).
Ao ler este texto me coloquei a pensar o que de fato significa tornar-se um menino, uma criança. Logo veio a pergunta: O que é ser uma criança?
A criança é expressão de alegria, de pureza e de amor.
É um ser dependente de afeto e de cuidado!
Um ser que através de seu olhar e sorriso se doa, sem nada esperar em troca!
Talvez estamos tão acostumados a ver tantas crianças ao longo da vida, que não paramos para compreender de fato o que é tornar-se uma criança...
Muitas vezes somos tão insensíveis, que nem ao menos um sorriso de criança toca nosso coração! Estamos apegados às nossas preocupações, às nossas ilusões que temos dificuldade de nós desprendermos de nossas vaidades pessoais para abraçar uma criança!
Tornar-se uma criança é deixar o coração encher-se de ternura pelo seu semelhante!
É tornar-se autêntico, sem máscaras, pois de fato as crianças não escondem o que sentem, são verdadeiras em seu modo de agir!
“Aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus”.
Logo tornar-se criança é cultivar a humildade. O que vem a ser humildade?
Do latim humus significa “filhos da terra”, ora tornar-se humilde é não tentar se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A humildade é uma virtude.
E a virtude, o que é? Do latim virtus, útis significa “força da alma, ânimo, valor, coragem”. Logo ter humildade é ter coragem e força de alma para ser o que se é, sem ferir-se a si mesmo e ao seu semelhante!
Que sejamos assim, crianças de alma!
por Mirian Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário