OSEMEADOR2004


"Ensinai-me a fazer a vossa vontade, pois sois o meu Deus. Que vosso Espírito de Bondade me conduza pelo caminho reto." (Salmo 142,10) !!!

A Parábola do Semeador



I made this widget at MyFlashFetish.com.

ORAÇÃO DE FÉ

ORAÇÃO DE FÉ
ACORDAR COM FÉ

Irmãos e Irmãs vamos acordar missiónarios todos os dias de nossa vida.

ORAÇÃO DE FÉ:

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.


INVOQUEMOS O ESPÍRITO SANTO PARA FAZERMOS A LEITURA DO EVANGELHO:

Oração do Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos

Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

domingo, 30 de agosto de 2009

Evangelho DO DIA 30 DE AGOSTO DE 2009

Domingo, 30 de Agosto de 2009
22º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Marcos 7,1-8.14-15.21-23)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?”
6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
14Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai, todos, e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

O SANTO DO DIA 30 DE AGOSTO DE 2009


Poucos são os registros encontrados sobre Félix e Adauto, que são celebrados juntos no dia de hoje. As tradições mais antigas dos primeiros tempos do cristianismo narram-nos que eles foram perseguidos, martirizados e mortos pelo imperador Diocleciano no ano 303.

A mais conhecida diz que Félix era um padre e tinha sido condenado à morte por aquele imperador. Mas quando caminhava para a execução, foi interpelado por um desconhecido. Afrontando os soldados do exército imperial, o estranho declarou-se, espontaneamente, cristão e pediu para ser sacrificado junto com ele. Os soldados não questionaram. Logo após decapitarem Félix, com a mesma espada decapitaram o homem que tinha tido a ousadia de desafiar o decreto do imperador Diocleciano.

Nenhum dos presentes sabia dizer a identidade daquele homem. Por isso ele foi chamado somente de Adauto, que significa: adjunto, isto é "aquele que recebeu junto com Félix a coroa do martírio".

Ainda segundo as narrativas, eles foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, próxima da basílica de São Paulo Fora dos Muros. O papa Sirício transformou o lugar onde eles foram enterrados numa basílica, que se tornou lugar de grande peregrinação de devotos até depois da Idade Média, quando o culto dedicado a eles foi declinando.

O cemitério de Comodila e o túmulo de Félix e Adauto foram encontrados no ano de 1720, mas vieram a ruir logo em seguida, sendo novamente esquecidos e suas ruínas, abandonadas. Só em 1903 a pequena basílica foi definitivamente restaurada.

Esses martírios permaneceram vivos na memória da Igreja Católica, que dedicou o mesmo dia a são Félix e santo Adauto para as comemorações litúrgicas. Algumas fontes, mesmo, dizem que os dois santos eram irmãos de sangue.

MENSAGEM DO DIA 30 DE AGOSTO DE 2009


MINISTÉRIO DE MUSICA?
Pe Zezinho scj

Canto e componho músicas há 45 anos, leciono há quase 30 e nunca ouvi dizer que a Igreja oficialmente ordena ministros da canção ou da música. O assunto é controvertido. Há quem diga que não existe este ministério porque é subordinado ao da Palavra e há quem defenda que alguém se pode proclamar ministro de música. Fico com quem questiona. Por isso, digo que recebi da Igreja o ministério sacerdotal, que engloba diversos ministérios, mas nunca me proclamo ministro da canção ou de música. A meu ver este ministério não é oficial. Não tem o mesmo status do ministério da Palavra. Na Igreja e na liturgia, a proclamação em canção tem menos peso do que a proclamação falada.

Há ministros da palavra, mas não há ministros da canção. A meu ver não visto como ministério eclesial, porque não tem a chancela da Santa Sé. Não está em nenhum documento oficial e não sei se algum bispo pode criá-lo para a sua diocese. Ouço dizer que este poder o bispo tem. Outros me garantem que depende de consulta à Santa Sé. Nunca ficou claro isto de incluir a música entre os novos ministérios

Aberto o precedente, dizia um bispo, outros quereriam o ministério da Internet, das artes, do rádio, da televisão, da notícia. Se músicos podem, porque não os outros artistas e profissionais? Isto posto, eu que canto e componho a 45 anos nunca usei esta denominação e sugiro a quem a usa que busque mais informação, para não usurpar um título que não nos pertence. Nós, cantores da fé, podemos ser ministros da eucaristia, da palavra, dos enfermos, da caridade e de outras diaconias, mas, como ainda não existe na Igreja católica o ministério do cantor, embora se trate de serviço, então não somos ministros.

O documento 43 da CNBB sobre a Animação da Vida Litúrgica no Brasil, (1989) nem sequer entra no mérito. Também os outros documentos. Esses dias, ouvi um jovem músico afirmar que era, com orgulho, um ministro de música, inspirado pelo Espírito Santo. Inspirado pelo Espírito Santo até pode ser, mas ministro de música em nome da Igreja? Há dúvidas! Pelo que sei a Igreja ainda não nos concede este título nem nos envia para isso. Eu tenho o do sacerdócio e, quando canto ou componho, entendo que meu serviço faz parte do ministério sacerdotal, mas cantar ainda não é um ministério.

Porque escrevo isso? Porque toma vulto nos meios artísticos católicos esta expressão que serve para determinados movimentos, mas não é para toda a Igreja. Se a moda pegar, teremos ministros do teclado, ministros da mecânica, ministros da educação, do rádio, da televisão, ministros da dança, ministros da música, ministros da alegria e centenas de outros ministérios, criados por grupos ou movimentos. Não acho que se possa criar sacramentos e ministérios sem o aval da Igreja. Um movimento ou um grupo não tem essa faculdade.

Se você canta ou toca nas igrejas ou nos palcos, na próxima vez que alguém lhe perguntar se você é ministro de música, diga que serve à Igreja cantando, mas que pairam dúvidas sobre se é ou não um ministério. Estará dizendo uma verdade. Seu irmão ministro da Palavra ou dos enfermos recebeu esta missão. Você, não! Seria o caso de pedirmos que a Igreja, um dia, o faça. Mas, por enquanto, ainda não o fez com clareza. Então, por enquanto. Ninguém de nós é ministro da canção.

SEMANA DA FAMÍLIA

SEMANA DA FAMÍLIA