OSEMEADOR2004


"Ensinai-me a fazer a vossa vontade, pois sois o meu Deus. Que vosso Espírito de Bondade me conduza pelo caminho reto." (Salmo 142,10) !!!

A Parábola do Semeador



I made this widget at MyFlashFetish.com.

ORAÇÃO DE FÉ

ORAÇÃO DE FÉ
ACORDAR COM FÉ

Irmãos e Irmãs vamos acordar missiónarios todos os dias de nossa vida.

ORAÇÃO DE FÉ:

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.


INVOQUEMOS O ESPÍRITO SANTO PARA FAZERMOS A LEITURA DO EVANGELHO:

Oração do Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos

Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

sábado, 3 de setembro de 2011





Evangelho (Lucas 6,1-5)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

6 1 Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), as debulhavam na mão e comiam. 2 Alguns dos fariseus lhes diziam: "Por que fazeis o que não é permitido no sábado?" 3 Jesus respondeu: "Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros; 4 como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?" 5 E ajuntou: "O Filho do Homem é senhor também do sábado".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!





São Gregório Magno

Hoje, celebramos a memória deste Magno (Grande) de Cristo: São Gregório I. Nascido em Roma no ano 540, numa família nobre que muito o motivou à vida pública.

Gregório (cujo nome significa "vigilante"), chegou a ser um ótimo prefeito de Roma, pois era desapegado dos próprios interesses devido sua constante renúncia de si mesmo. Atingido pela graça de Deus, São Gregório chegou a vender tudo o que tinha para auxiliar os pobres e a Igreja.

São Bento exercia forte influência na vida de Gregório, por isso, além de ajudar a construir muitos mosteiros, entrou para a vida religiosa do "Ora et Labora".

Homem certo, no lugar certo, este foi Gregório que era alguém de senso de dever, de medida e dignidade. Além da intensa vida interior, bem percebida quando escreveu sobre o 'ideal do pastor':" O verdadeiro pastor das almas é puro em seu pensamento. Sabe aproximar-se de todos, com verdadeira caridade. Eleva-se acima de todos pela contemplação de Deus."

Com a morte do Papa da época, São Gregório foi o escolhido para "sentar" na Cátedra de Pedro no ano de 590, e assim chefiar com segurança a Igreja num tempo em que o mundo romano passava para o mundo medieval.

São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja que conquistou o Céu com 65 anos de idade (no ano 604), deixou marcas em todos os campos, valendo lembrar que na Liturgia há o Canto Gregoriano, o qual eleva os corações a Deus, fonte e autor de toda santidade.

São Gregório Magno, rogai por nós!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011






Evangelho (Lucas 5,33-39)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 33 os fariseus e os mestres da lei disseram a Jesus: "Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam com freqüência e fazem longas orações, mas os teus comem e bebem"34 Jesus respondeu-lhes: "Porventura podeis vós obrigar a jejuar os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles? 35 Virão dias em que o esposo lhes será tirado; então jejuarão". 36 Propôs-lhes também esta comparação: "Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha, porque assim estragaria uma roupa nova. Além disso, o remendo novo não assentaria bem na roupa velha. 37 Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres e entornar-se-á, e perder-se-ão os odres; 38 mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam. 39 Demais, ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, porque diz: ´O vinho velho é melhor´.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!




Santa Doroteia

Nascida em Cesareia da Capadócia no Século III, Santa Doroteia teve seus pais martirizados. Em sua liberdade e formação herdada principalmente dos pais, Doroteia escolheu viver sua juventude na castidade perfeita (virgindade consagrada), em jejum e com muita oração, atraindo desta maneira a afeição daqueles que eram testemunhas de sua humildade, doçura e prudência.

Doroteia foi uma das primeiras vítimas do governador Fabrício, que recebeu ordens imperiais para exterminar a religião cristã. Após um interrogatório, que não a fez renunciar a Jesus, ela continuava cheia de alegria, e dizia: "Tenho pressa de chegar junto de Jesus, meu Senhor, que chamou para si os meus pais".

Teófilo, um advogado, em tom de brincadeira, disse para Doroteia que enviasse do jardim de seu esposo frutos ou rosas, e Doroteia, levando a sério, disse que se ele acreditasse em Deus ela faria o que ele havia pedido.

Aconteceu que antes dela morrer, pediu uns instantes para rezar, chamou um menino de seis anos e entregou-lhe o lenço com o qual havia enxugado o rosto a fim de que chegasse para o advogado Teófilo.

O menino entregou o lenço, justamente na hora em que Doroteia foi decapitada (no ano de 304) e Teófilo entendeu a mensagem de Cristo, e de perseguidor dos cristãos, converteu-se pelo testemunho e intercessão da santa mártir aceitando livremente morrer decapitado por causa do nome de Jesus.

Santa Doroteia, rogai por nós!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011




EVANGELHO (Lucas 5,1-11)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

5 1 Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. 2 Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, 3 subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: "Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar". 5 Simão respondeu-lhe: "Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede". 6 Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. 7 Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. 8 Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: "Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador". 9 É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. 10 O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: "Não temas; doravante serás pescador de homens". 11 E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!




Santa Beatriz

Obediência, pobreza, assistência aos pobres, oração e recolhimento, foi o exemplo que Santa Beatriz da Silva e Meneses deixou.

Beatriz nasceu no Século XV em Ceuta, ao norte da África, cidade que nessa época se encontrava sob o domínio da coroa de Portugal. Nasceu portuguesa, portanto. Seu pai foi governador de Ceuta. Ainda pequena mudou-se para Portugal com sua família, que cultivou na menina uma profunda devoção a Nossa Senhora da Conceição. Aos vinte anos de idade foi enviada para a Espanha como dama de honra de D. Isabel, neta de D. João I, que tornou-se esposa do rei João II de Castela, onde começou seu calvário.

Beatriz era muito bonita, e a rainha, dominada por uma mistura de ciúme e inveja, fechou Beatriz em um caixão durante dias, a fim de que morresse asfixiada, mas uma invisível proteção da Virgem Maria a salvou.

Como gesto concreto de agradecimento Santa Beatriz aceitou sua vocação para a vida religiosa, e logo em seguida partiu a Toledo, onde se recolheu no mosteiro das Dominicanas (ramo feminino da Ordem de São Domingos de Gusmão), cujas religiosas viviam sob a regra cisterniense, onde viveu cerca de 30 anos.

Mas Deus a tinha predestinado para uma obra maior: fundar uma Ordem de estrita clausura numa vida contemplativa na oração, penitência e trabalho.

Santa Beatriz da Silva deixou o mosteiro dominicano e foi habitar numa nova sede que veio a ser o berço das monjas concepcionistas. Essa Ordem está caracterizada por três heranças espirituais de Santa Beatriz: o amor à Maria Imaculada, a Paixão de Jesus Cristo e a Santíssima Eucaristia.

Santa Beatriz faleceu a 09 de agosto de 1490 com 66 anos de idade. No momento de sua morte, seu rosto fora visto transfigurado por uma grande claridade e uma estrela resplandecente sobre sua cabeça até ela expirar.

Beatificada em 1926 pelo Papa Pio XI, sua canonização ocorreu no dia 03 de Outubro de 1976 por Paulo VI.

Santa Beatriz, rogai por nós!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011




Evangelho (Lucas 4,38-44)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

4 38 Saindo Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta; e pediram-lhe por ela. 39 Inclinando-se sobre ela, ordenou ele à febre, e a febre deixou-a. Ela levantou-se imediatamente e pôs-se a servi-los. 40 Depois do pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias lhos traziam. Impondo-lhes a mão, os sarava. 41 De muitos saíam os demônios, aos gritos, dizendo: "Tu és o Filho de Deus". Mas ele repreendia-os severamente, não lhes permitindo falar, porque sabiam que ele era o Cristo. 42 Ao amanhecer, ele saiu e retirou-se para um lugar afastado. As multidões o procuravam e foram até onde ele estava e queriam detê-lo, para que não as deixasse. 43 Mas ele disse-lhes: "É necessário que eu anuncie a boa nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a minha missão". 44 E andava pregando nas sinagogas da Galiléia.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!





São Raimundo Nonato

Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa "não nascido" porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.

Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.

Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.

Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro.

O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.

São Raimundo Nonato, rogai por nós!

terça-feira, 30 de agosto de 2011




Evangelho (Lucas 4,31-37)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 4 31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e ali ensinava-os aos sábados. 32 Maravilharam-se da sua doutrina, porque ele ensinava com autoridade. 33 Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio imundo, e exclamou em alta voz: 34 "Deixa-nos! Que temos nós contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei quem és: o Santo de Deus!" 35 Mas Jesus replicou severamente: "Cala-te e sai deste homem". O demônio lançou-o por terra no meio de todos e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. 36 Todos ficaram cheios de pavor e falavam uns com os outros: "Que significa isso? Manda com poder e autoridade aos espíritos imundos, e eles saem?" 37 E corria a sua fama por todos os lugares da circunvizinhança.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor



O MENINO QUE QUERIA VER DEUS

Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus.
Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente. Um dia, encheu sua mochila com pastéis e refrigerante e saiu para brincar no parque. Quando ele andou umas três quadras, encontrou um velhinho sentado em um banco da praça olhando os pássaros. O menino sentou-se junto a ele, abriu sua mochila e ia tomar um gole de refrigerante, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, então lhe ofereceu um pastel. O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino. Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo; então ele ofereceu-lhe seu refrigerante. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava tão feliz!
Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastéis e bebendo guaraná pelo resto da tarde sem falarem um ao outro. Quando começou a escurecer, o menino estava cansado e resolveu voltar para casa mas, antes de sair, ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho. Aí, o velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.
Quando o menino entrou em casa, sua mãe, surpresa, perguntou ao ver a felicidade estampada em sua face: - O que você fez hoje que te deixou tão feliz assim? Ele respondeu: - Passei a tarde com Deus. Você sabe, Ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi?
Enquanto isso, o velhinho chegava a casa com o mais radiante sorriso na face e seu filho perguntou: - Por onde você esteve que está tão feliz? E o velhinho respondeu: - Comi pastéis e tomei guaraná no parque com Deus. Você sabe que Ele é bem mais jovem do que eu pensava?
A face de Deus está em todas as pessoas e coisas que são vistas com os olhos do amor e do coração!
Que Deus abençoe vocês que visitam esse blog e ilumine os seus corações para que vocês possam oferecer a muitas pessoas o sorriso estampado em suas faces, que talvez esteja guardado dentro de vocês, enquanto muitos à sua volta estão precisando de sua atenção.



São Cesário de Arles


Os santos, como ninguém, entenderam que a Graça do Cristo que quer santificar a todos, é sempre a mesma, na eficiência, abundância e liberalidade. Cesário de Arles foi um destes homens que se abriu ao querer de Deus, e por isso como Bispo tornou-se uma personalidade marcante do seu tempo.

Cesário nasceu na França em 470, e ao deixar sua casa entrou para o mosteiro de Lérins, onde se destacou pela inteligência, bom humor, docilidade e rígida penitência, que mais tarde acabou exigindo imperfeitamente dos monges sob sua administração. Diante dos excessos de penitências, Cesário precisou ir se tratar na cidade de Arles - Sul da França- local do aprofundamento dos seus estudos e mais tarde da eleição episcopal.

São Cesário de Arles, até entrar no Céu com 73 anos de idade, ocupou-se até o fim com a salvação das almas e isto fazia, concretamente, pela força da Palavra anunciada e escrita, tornando-se assim o grande orador popular do Ocidente latino e glória para a vida monástica. Já que escreveu duas Regras monásticas. Em tudo buscava comunicar a ortodoxia da Fé e aquilo que lutava para viver com o Espírito Santo e irmãos, por isto no campo da moral cristã, Cesário de Arles salientava o cultivo da justiça, prática da misericórdia e o cuidado da castidade.

São Cesário de Arles, rogai por nós!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011




Evangelho (Marcos 6,17-29)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 6 17 o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. 18 João tinha dito a Herodes: "Não te é permitido ter a mulher de teu irmão". 19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém. 20 Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia. 21 Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galiléia. 22 A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: "Pede-me o que quiseres, e eu to darei". 23 E jurou-lhe: "Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino". 24 Ela saiu e perguntou à sua mãe: "Que hei de pedir?" E a mãe respondeu: "A cabeça de João Batista". 25 Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: "Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista". 26 O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. 27 Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere,28 trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. 29 Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!





 Martírio de São João Batista

Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista...De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar." (Mt 11,11-14)

Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem "precedeu" como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.

São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: "Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15)

São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades - sua cunhada - e com ela vivia como esposo.

Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: "Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista" (Mc 6,25)

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

São João Batista, rogai por nós!

domingo, 28 de agosto de 2011






Santo Agostinho

Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.

Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.

Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.

O seu processo de conversão recebeu um "empurrão" quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: "Toma e lê", e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:"...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências".

Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de "perder" sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.

Santo Agostinho, rogai por nós!

HOMENAGEM AO GLORIOSO SÃO JUDAS TADEU, PARA QUE É DEVOTO COMEMORA-SE TODO DIA 28 DE CADA MÊS O SEU DIA. SABENDO-SE QUE O SEU DIA É DIA 28 DE OUTUBRO.

Novena a São Judas Tadeu I

Primeiro Dia

São Judas, poderoso nas curas
São Judas acompanhou a Jesus pelas aldeias de Israel e foi testemunha de seu poder de cura.
Talvez viu Jesus curar os dez leprosos, curar a uma mulher sofrendo hemorragias, ressuscitar aos mortos.
Quando o pobre cego gritou, "Jesus, Filho de David! Tende compaixão de mim", São Judas provavelmente ouviu a Jesus dizer: "Recobra tua vista. Tua fé te curou."
São Judas foi um dos discípulos a quem Jesus "deu poder e autoridade... e os enviou a proclamar o Reino de Deus e a curar."
Os enviou de dois em dois, e eles ficaram admirados porque "expulsava a muitos espíritos maus e curava a numerosos enfermos com uma unção de azeite." (Mc 6:13)
Talvez duvidemos que Deus queira o melhor para nós.
Pode ser que às vezes pensemos que nosso sofrimento e a enfermidade são um castigo de Deus por nossos pecados.
Nós ouvimos como Jesus trabalhava incansavelmente para curar aos enfermos.
Quando Jesus curou ao homem que nasceu cego, explicou, "Esta incapacidade não é por haver pecado ele ou seus pais, senão para que a obra de Deus se manifeste nele." (Jm 9:3)
São Judas entendeu que o desejo do Senhor era curar a gente.
Depois da ascensão de Jesus, São Judas e os outros apóstolos "saíram a pregar por todas partes com a ajuda do Senhor, o qual confirmava sua mensagem com sinais milagrosos que os acompanhavam." (Mc 16:18)
As palavras de Jesus durante a última cena se cumpriram em São Judas: "Lhes asseguro que a pessoa que creia em mim fará também as obras que eu faço, e fará outras, todavia maiores." (Jm 12:14)

Oração

São Judas, vós fostes testemunha do poder curador de nosso Senhor, Jesus.
Vós vistes sua compaixão pelos enfermos e moribundos.
Vós mesmos tocaste aos enfermos, compartilhaste as dores dos aflitos, e animaste aos desconsolados.
Vós recebestes a autoridade e o poder de Jesus para fazer maravilhas, curar aos incuráveis, e restaurar aos incapacitados.
Pedimos-te que intercedas ante nosso irmão, Jesus, para que envie sua graça para curar aos enfermos e aflitos, para levantar aos espíritos caídos, e para infundir esperança aos corações desesperados. Amém.

Compromisso:

Prometo que de alguma maneira levarei a boa nova do amor de Deus a uma pessoa enferma.

Segundo Dia

São Judas, apóstolo de Oração
Jesus ensinou a São Judas como rezar e como orar com uma fé que pode trasladar montanhas.
Sua oração foi inspirada pelas palavras de Jesus:
"Peçam, e Deus lhes dará; busquem, e encontrarão; chamem a porta, e se lhes abrirá." (Lc 11:9-10)
Às vezes pensamos que Deus nos tem abandonado o que nossas orações não foram escutadas. São Judas, ao contrario, orava com a confiança inculcada pelo ensinamento de Jesus:
"Vejam como crescem as flores; não trabalham nem fiam. Sem dúvida, nem sequer o rei Salomão, com todo seu luxo, se vestia como uma delas.
Quanto mais Deus fará de vestir a vocês!...Pelo tanto, não andem aflitos ...Teu Pai já sabe o que necessitam.
Ponham sua atenção no reino de Deus, e receberam também estas outras coisas." (Lc 12:22-31)
Ainda que não entendamos totalmente os caminhos de Deus, nos colocamos em sus mãos com muita confiança, como Jesus mesmo o fez.
São Judas esteve com Jesus à noite em que o Senhor orou no horto. Ali, em sua agonia de oração, Jesus ensinou a seus apóstolos como rezar:
"Pai,se é possível, livrai-me deste trago amargo, mas que não se faça o que eu queira senão o que vós queiras." (Mt 26:39)
Quando somos insistentes, mas confiados em nossa oração, permitimos que nossa oração transforme nossas vidas.
Abrimos nossos corações ao espírito de Deus, aceitando os desafios que Deus nos envia e generosamente comprometendo-nos a imitar a Jesus.
São Judas entendeu as palavras do Senhor: "Nem todos os que me dizem: 'Senhor, Senhor,' entrarão no reino de Deus, senão somente os que fazem a vontade de meu Pai." (Mt 7:21)

Oração

São Judas, por meio de oração adoravas Deus pelas obras maravilhosas de Jesus. Pediste a Deus a força para enfrentar os retos de tu apostolado.
Puseste tua confiança na misericórdia de Deus, crendo firmemente que Deus te amava e entendia tuas penas e alegrias, teus sonhos e medos, teus triunfos e fracassos. Compreendeste que nada é impossível para Deus.
Pedimos-te que ores por nós diante do Altíssimo para que nos leve com sua força, entendamos sua vontade para nós, e com muita confiança nos coloquemos em sus mãos amorosas. Amém.

Compromisso:

Me comprometo de novo a orar com mais confiança para que sempre se faça à vontade de Deus em mim.

Terceiro Dia

São Judas, Paciente no sofrimento
Como os demais apóstolos, São Judas sofreu um martírio por seu compromisso de levar a cabo a missão de nosso Senhor, Jesus Cristo.
Aceitou o ensinamento de Jesus, "Se alguém quer ser discípulo meu, que se livre de si mesmo, pegue sua cruz cada dia e que me siga." (Lc 9:23)
São Judas compartilhou seus sofrimentos com o Senhor.
Escutou-lhe dizer, "venham a mim todos vocês que estão cansados de seus trabalhos e cargas, e eu os farei descansar.
Aceitai o jugo que lhes ponho, e aprendam de mim, que sou paciente e de coração humilde; assim encontrarão descanso.
Porque o jugo que lhes ponho é fácil e a carga que lhes dou a levar são leves." (Mt 11:28-30)
São Judas creia que sus sofrimentos estavam unidos aos de Jesus Cristo e, por isso tinham valor redentor.
São Paulo declarou, "Me alegro do que sofro por vocês; porque desta maneira vou completando em meu próprio corpo o que falta dos sofrimentos de Cristo pela Igreja, que é seu corpo." (Col 1:24)
São Judas era humano. Sentia dor como nós.
Mas se acordava do sofrimento de Jesus, seu sentido de abandono na cruz quando gritou, "Deus meu, Deus meu, porque me tem abandonado?" (Mt 27:46).
Estas memórias lhe ajudaram a agüentar a dor porque ele sabia que sofria em Comunhão com o Senhor.
Em nossos sofrimentos reflexionamos sobre os de nosso Salvador, Jesus Cristo.
Cuspiram-lhe, foi açoitado, coroado com espinhos e cravado na cruz onde ficou por três horas.
Talvez o sofrimento mais doloroso que atravessou sua coração foi o desprezo de parte dos líderes do povo e o abandono por sus amigos. Sem dúvida, Jesus se manteve fiel até o final quando gritou, "Pai, em tuas mãos encomendo meu espírito." (Lc 23:46)

Oração:

São Judas, vós te mantiveste fiel ao Senhor até a morte.
Entregaste tua vida para que outros pudessem viver.
Agüentaste a dor física e o abandono espiritual.
Mas, te alegraste por poder unir teus sofrimentos aos de nosso Salvador Jesus, e assim compartiste na redenção do mundo. Agora te pedimos que intercedas com nosso irmão, Jesus Cristo, para que nós também possamos ser fiéis em nossos sofrimentos.
Ajudai-nos a confiar em Deus e pomos nossas vidas em suas mãos. Amém.

Compromisso:

Juntarei todos meus sofrimentos e dores aos de Jesus Cristo para a redenção do mundo e animarei a outra pessoa que está sofrendo.

Quarto Dia

São Judas, Campeão de justiça e Paz
Ao acompanhar a Jesus e ao escutar seu ensinamento, São Judas aprendeu como lutar pela justiça e a paz.
O ouviu o sermão da montanha quando Jesus ensinou, "bem aventurados são os que trabalham pela paz, porque serão reconhecidos como Filhos e filhas de Deus... bem aventurados vocês quando por minha causa vos maldigam, vos persigam e lhes levantem toda classe de calúnias.
Alegrem-se e mostrem-se contentes, porque será grande a recompensa que receberam no céu." (Mt 5:9, 11-12)
São Judas escreveu em sua carta, "Lhes rogo que lutem pela fé que uma vez foi entregue aos que pertencem a Deus." (Judas 1:3).
São Judas lutava por tudo o que Jesus tratou de estabelecer.
Como Jesus, São Judas pregava a boa nova aos pobres, proclamou a liberdade aos cativos, restaurou a vista aos cegos, e liberou aos oprimidos. (Lc 4:18)
Às vezes resistimos a vontade do Senhor para lutar pelo reino de justiça e paz.
Tememos a crítica e o conflito; buscamos a comodidade e a conveniência.
São Judas não foi assim. O trabalhou pela justiça com muito entusiasmo porque entendia que sem justiça, não há uma paz verdadeira.
Por seu compromisso ao reino de justiça e paz, São Judas sofreu precisamente como Jesus havia predito, "Vos odiarão a vocês por minha causa " (Mt 10:22) sem dúvida, ele desfrutou da paz que Jesus prometeu na última cena, "Minha paz lhes deixo; minha paz lhes dou, mas não como dão a paz os do mundo." (Jm 14:27)

Oração:

São Judas, vós muito valentemente pregaste a palavra de Deus nas situações mais difíceis.
Como Jesus, vós defendestes aos pobres e oprimidos e desafiaste aos ricos e poderosos.
Quando te ameaçaram com a morte, não acudiste a violência ou desespero senão te recordaste das palavras de Jesus sobre a paz e o perdão.
Escuta nossa oração pela paz e justiça no mundo.
Pede ao Senhor que nos dê a valentia para defender o correto.
Ora para que sejamos construtores efetivos da paz como Vós, especialmente onde há guerra e opressão, em nossas comunidades onde há violência e conflito, e em nossas famílias onde há discussões e brigas. Amém.

Compromisso:

Prometo levantar a voz e atuar contra a injustiça e trabalhar pela paz onde quer que eu esteja.

Quinto Dia

São Judas, Servidor do povo de Deus
São Judas tinha o privilegio de acompanhar a Jesus diariamente.
Aprendia do Senhor como Deus nos ama e como devemos amar uns aos outros.
Às vezes queremos que outros nos sirvam, que façam o que nós queremos e que atendam a nossas necessidades.
Como São Judas, devemos aprender de Jesus quem disse, "A pessoa entre vocês que queira ser grande, deverá servir aos demais; e a pessoa que queira ser o primeiro, deverá ser seu escravo, como o Filho do povo que não veio para ser servido senão para servir e para dar sua vida como preço pela liberdade de muitos." (Mt 20:26-28)
Na última ceia Jesus mostrou a São Judas e aos outros apóstolos como deveriam servir. Lavou-lhes os pés e logo disse, "Eu lhes dei um exemplo para que vocês façam o mesmo que eu lhes tive feito." (Jm 13:15)
São Judas não buscava um premio por fazer o bem.Mais bem vivia o que Cristo ensinou: "quando já tiverem comprido tudo o que Deus lhes manda, deverão dizer: 'Somos servidores que não fazíamos falta, porque não temos feito mais que cumprir com nossa obrigação'."(Lc 17:10)
São Judas cumpriu os mandamentos ensinados por Jesus como os mais importantes: amar a Deus com todo seu coração, toda sua alma, e toda sua mente, e a sua próximo como a si mesmo (Mt 22:27-40).
Jesus quer que nos amemos como ele nos ama: "assim como eu vos amo a vocês, assim devem amar-se umas pessoas a outras.
Se amarem uns aos outros, todo o mundo se dará conta de que são meus discípulos." (Jm 13:34-35)

Oração:

São Judas, ainda que fostes eleito por Jesus como um dos apóstolos, aprendeste a não ser orgulhoso, nem buscar honras ou os lugares mais altos.
Ao contrario, te humilhaste em seu serviço a teus irmãos.
Pedimos que nos ajudes a servir com um coração mais generoso e sacrificar nosso próprio interesse pelo bem de outros.
Intercedei por nós com nosso Cristo crucificado, quem se humilhou na cruz, quem sacrificou sua vida para que nós tenhamos vida. Que o imitemos com uma vida de serviço aos demais, uma vida dedicada e desinteressada. Amém.

Compromisso:

Prometo cumprir um serviço aos que o necessitam mais ou aos que não o esperam.

Sexto Dia

São Judas, Reconciliador Compassivo
ainda que foi um apóstolo, São Judas era humano como todos nós, e o perdão não lhe vinha facilmente.
Mas, ele aprendeu de seu Mestre, nosso Senhor, como perdoar. Provavelmente foi surpreendido ao escutar a Jesus dizer, "Amem a seus inimigos e rezem por quem vos perseguem," para que "sejam perfeitos, como seu Pai que está no céu é perfeito." (Mt 5:44, 48).
Como São Paulo, São Judas pregava que não devemos deixar que o sol se ponha sobre nossa ira. (Ef 4:26)
E se temos algo contra alguém, temos que reconciliar-nos com essa pessoa antes de apresentar nossa oferta no altar. (Mt 5:23-24)
Perdoamos as pessoas que nos tem ofendido? E quantas vezes devemos perdoa-los? Quando Pedro fez a Jesus essa pergunta, talvez São Judas ouviu sua resposta:
"Não te digo até sete vezes, senão até setenta vezes sete." (Mt 18:22)
Quando Jesus ensinava a São Judas e aos outros apóstolos como orar, explicou, "Se perdoam a outros o mal que lhes tem feito, seu Pai que está no céu vos perdoará também a vocês." (Mt 6:14)
Por esta razão rezamos com as palavras que Jesus nos ensinou, "perdoai nossas ofensas como também nós perdoamos aos que nos ofendem."

Oração:

São Judas, apóstolo da misericórdia e reconciliação, ajudai-nos a perdoar uns ao outros.
Vós compreendes a profundidade da compaixão de Deus e nossa resistência a perdoar. Vós aprendeste de Jesus, o Filho de Deus, como ser misericordioso.
O lhe ensinou como perdoar aos que lhe perseguirem e lhe deram a morte. Intercede por nós diante de nosso Deus compassivo para que possamos perdoar as pessoas que nos tem ofendido. Ajudai-nos a quitar todo vestígio de ódio, amargura o rancor de nosso coração. Que tenhamos a força de perdoar como Deus nos perdoa. Amém.

Compromisso:

Perdoarei a alguém que me tem ofendido e tratarei de reconciliar-me com essa pessoa.

Sétimo Dia

São Judas, pregador da boa Nova do Reino de Deus
Jesus entregou a São Judas e enviou a ele e aos demais as aldeias para pregar a boa Nova e para trabalhar pelo reino de Deus.
Depois da ascensão de Cristo, São Judas se dedicou a continuar a obra do Senhor e se lembrou de sua palavra, "Vão, pois, as gentes de todas as nações, e façam delas meus discípulos;
Batizai no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinai a obedecer tudo o que lhes tinha mandado a vocês.
E saibam que eu sempre estarei com vocês até o fim do mundo." (Mt 28:19-20)
Às vezes pensamos que não estamos chamados nem enviados; erroneamente pensamos que não temos nada que oferecer ao mundo ou que nos falta conhecimento ou poder suficiente para mudar as coisas.
Nos ouvimos que pelo batismo recebemos uma luz e fomos encarregados igualmente como São Judas, "vocês são a sal da serra.... a luz do mundo.... Procurem que sua luz brilhe diante das pessoas para que vendo o bem que vocês fazem, todos adorem a seu Pai que está no céu." (Mt 5:13-16)
São Judas sabia como levar a boa Nova de Jesus a outros.
Aprendeu do Senhor que quando demos de comer aos famintos ou de beber aos que tem sede ou vestimos aos desnudos ou visitamos aos enfermos ou encarcerados, estamos fazendo a Jesus. (Mt 25:31-46)
Valentemente São Judas anunciava a boa Nova do amor de Deus e com entusiasmo pregava a vinda do reino de justiça, paz e amor.
Recordava as palavras de Jesus na última cena: "No mundo, vocês haverão de sofrer, mas terá valor; eu venci ao mundo." (Jm 16:33)

Oração:

São Judas, vós deixaste tua casa e viajaste longe para levar a Boa Nova do amor de Deus a todas as nações.
Pregaste com entusiasmo tudo o que havias aprendido pessoalmente das palavras e obras do Senhor Jesus.
Vós valentemente enfrentaste a critica, o refazer o e ao final o martírio.
Pede ao Senhor que envie ao Espírito Santo para que possamos ser fiéis mensageiros do amor, perdão e justiça de Deus a este mundo tão egoísta, violento e injusto.
Ajudai-nos a ser a sal da serra e a luz do mundo pela maneira caritativa e compassiva que fala mos e tratamos aos demais. Amém.

Compromisso:

Atuarei segundo minha fé e levarei a boa Nova de Jesus Cristo a outros por minhas palavras, obras e exemplo.

Oitavo Dia

São Judas, advogado em Casos Difíceis
São Judas foi mais que um seguidor de Jesus; era sua primo e amigo. Sua estreita relação com o Senhor não somente mudou sua vida senão que o converteu em um advogado forte para nós.
De Jesus chegou a compreender a profundidade da comPaixão e a força do poder infinito de Deus. Aprendeu a não duvidar da sabedoria de Deus nem desconfiar da misericórdia divina.
São Judas entendia que todos queremos estar perto de Jesus, ser seu amigo, sentir o calor de seu amor, e experimentar seu poder de coração.
São Judas escutou a Jesus dizer, "Eu lhes chamo meus amigos porque lhes tive dado a conhecer tudo o que meu Pai me tem dito.
Vocês não me escolheram a mim, mas sim eu escolhi a vocês e lhes mandei que fosse e dêem muito fruto, e que esse fruto permaneça. Assim o Pai lhes dará tudo o que lhe pedirem em meu nome." (Jm 15:15-16)
Às vezes nos desesperamos do amor de Deus o pelo menos duvidemos que Deus nos ouve. Nos perguntamos: porque estou mal? Donde está o Senhor quando o necessito?
Viemos a São Judas porque cremos que ele é um homem de comPaixão quem entende que nada é impossível para Deus.
AcreditouCreu no que Jesus lhe havia dito na última cena, "Tudo o que vocês pedirem em meu nome, eu o farei".(Jm 14:14)
O ouviu a Jesus dizer, "...nada é impossível para Deus." (Mc 10:27)

Oração:

São Judas, vós éreis o primo irmão e amigo de Jesus.
Ao acompanhar-lhe em suas viagens e vê-lo curar os enfermos, aprendeste a sentir sua comPaixão infinita e a experimentar sua graça salvadora.
Vós crestes que ele tem as palavras da vida eterna e o poder sobre toda enfermidade e a morte.
Intercede por nós agora para que sintamos o carinho de sua amizade, ou calor de sua presença, e o poder curador de seu espírito.
Já que nada é impossível para nosso Deus, pediremos que ele nos cure de toda classe de enfermidade do corpo e da alma. Amém.

Compromisso:

Prometo animar a alguém que se encontra em uma situação desesperada.

Nono Dia

São Judas, Fundador da Igreja
Como um dos doze apóstolos, São Judas é um fundador da Igreja de Jesus Cristo. Onde quer que São Judas viajasse, tratou de organizar comunidades nas quais "todos viviam unidos e compartilhavam tudo quanto tinham...repartiam seus bens de acordo com o que cada um necessitava.
Acudiam ao templo com muito entusiasmo e com um mesmo espírito e compartilhavam o pão em suas casas, comendo com alegria e simplicidade." (Atos 2:44-46)
São Judas cria na unidade e igualdade na Igreja.
Como São Paulo, entendia que "todos somos partes do Corpo de Cristo." (1 Cor 12:27).
Porque todos somos iguais em Cristo, São Judas professou com São Paulo que "Não há diferença entre judeu e grego, escravo e livre, homem e mulher, porque unidos a Cristo Jesus, todos somos um só." (Gal 3:28)
Jesus prometeu aos apóstolos enviar seu espírito,o advogado, "para introduzi-los na verdade total." (Jm 16:13).
Em Pentecostes, receberam ao espírito "como um vento forte do céu, "começaram a falar em línguas e realizar maravilhas de cura. (Atos 2:24).
Eles venceram seu medo e pregaram com sabedoria e força.
O Senhor nos chama a todos para ser membros ativos de nossas comunidades paroquiais, compartilhando nossos dons e pondo nossos talentos ao serviço dos demais. Devemos superar nosso medo e egoísmo para reforçar o Corpo de Cristo, que é a Igreja.
Jesus desejava muito que todos fossemos um como ele e seu Pai são um. Que trabalhássemos todos pela unidade e igualdade entre todos em Jesus Cristo.

Oração:

São Judas, vós viajaste longe para levar a boa Nova de Jesus Cristo a todas as nações.
Vós reunistes a gente em comunidades de fé para que pudessem viver o evangelho do Senhor, compartilhando suas vidas e recursos, unindo seus corações e mentes em Cristo.
Vós reconhecestes a dignidade de todos, a diversidade de dons, e a igualdade entre todos os Filhos e filhas de Deus.
Intercede com o Senhor para que envie a seu espírito a cada um de nós e aos nossos líderes da Igreja para que possamos formar uma unidade e igualdade entre tanta divisão e discriminação em nossas comunidades eclesiais.
Ajudai-nos a vencer nosso medo o egoísmo para por nossos dons ao serviço de nossas irmãs e irmãos em nossas Igrejas locais. Amém.

Compromisso:

Prometo fazer algo para ajudar reforçar a Igreja local, ou seja, minha paróquia.

SEMANA DA FAMÍLIA

SEMANA DA FAMÍLIA