OSEMEADOR2004


"Ensinai-me a fazer a vossa vontade, pois sois o meu Deus. Que vosso Espírito de Bondade me conduza pelo caminho reto." (Salmo 142,10) !!!

A Parábola do Semeador



I made this widget at MyFlashFetish.com.

ORAÇÃO DE FÉ

ORAÇÃO DE FÉ
ACORDAR COM FÉ

Irmãos e Irmãs vamos acordar missiónarios todos os dias de nossa vida.

ORAÇÃO DE FÉ:

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.


INVOQUEMOS O ESPÍRITO SANTO PARA FAZERMOS A LEITURA DO EVANGELHO:

Oração do Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos

Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

EVANGELHO DO DIA


Ano B - Dia: 20/02/2009


O convite de JesusMc 8,34-9,1Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse: - Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira. 36O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. Portanto, se nesta época de incredulidade e maldade alguém tiver vergonha de mim e dos meus ensinamentos, então o Filho do Homem, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos, também terá vergonha dessa pessoa. E Jesus terminou, dizendo: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: estão aqui algumas pessoas que não morrerão antes de verem o Reino de Deus chegar com poder.

PENSAMENTO DO DIA


"O coração, cioso do corpo que lhe acolhe, opta por abastecer-se de amor, o qual faz circular, célula a célula, dos pés à cabeça, uma seiva vital que oxigena a matéria, dotando-a de uma existência jovial, saudável, maviosa!"

O SANTO DO DIA





20 de fevereiroSanto Euquério


O bispo francês Euquério foi um grande defensor da Igreja em seu tempo. Defensor não só de seus conceitos e dogmas, mas também dos seus bens, que tanto atraíam os poderosos. Euquério nasceu em Órleans, na França, e recebeu disciplina e educação cristã desde o berço. Assim que a idade o permitiu, entrou para o mosteiro de Lumièges, às margens do rio Sena. Seus sete anos de atuação ali foram marcados pela autopenitência que, de tão severa, chegava a lembrar os monges eremitas do Oriente. Esse período fez dele o candidato natural à sucessão do bispo de sua cidade natal. Humilde, Euquério tentou recusar, mas foram tantos os pedidos de seus irmãos de hábito e do povo em geral, que acabou aceitando. Seu bispado foi marcado pelo respeito às tradições e à disciplina. Euquério chegou a enfrentar o rei francês Carlos Martel, que pretendia se apossar de bens da Igreja, dirigindo-lhe censuras graves, como faria a qualquer outra ovelha de seu rebanho, se fosse necessário. O rei, apesar de precisar dos bens para aumentar as finanças e continuar a guerra contra os sarracenos muçulmanos, deixou de lado sua intenção. Entretanto, tramou a transferência do bispo, para afastá-lo de sua querida cidade de Órleans. Euquério foi transferido para Colônia, na Alemanha, aonde também conquistou o respeito e o carinho do povo e do clero. Então o vingativo rei conseguiu que fosse mandado para mais longe, Liège. Ele viveu seis anos no exílio e passou seus últimos dias no convento de São Trondom. O bispo Euquério morreu no dia 20 de fevereiro de 738 e suas relíquias permaneceram guardadas na igreja desse convento, na diocese de Mastrichiti. O seu culto se perpetua pela devoção dos fiéis tanto na França, quanto na Alemanha e em todo o mundo cristão. Sua festa litúrgica se dá no dia de sua morte.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CURIOSIDADE


ACELGA


O suco é diurético, adstringente e vermífugo, usados também nas dermatites e para combater a má digestão. Com mel da bom xarope expectorante. Fricção diária das folhas evita queda de cabelo. As folhas em cataplasma apressam cicatrização de feridas.O suco das folhas é usado nos casos de nefrite, gota, reumatismo, febres debilidade geral, icterícia.As folhas amassadas e misturadas com sal e vinagre combatem a sarna.

Evangelho do dia19 de fevereiro, 2009





Evangelho: Marcos 8, 27-33



Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.


PALAVRA DA SALVAÇÃO

PENSAMENTOS DO DIA



Assim como dois pedaços de cera derretidos juntos se tornam um, assim aquele que comunga, de tal sorte está unido a Cristo, que ele vive em Cristo e Cristo nele.
São Cirilo de Jerusalém

O SANTO DO DIA 19 DE FEVEREIRO


São Auxibio, Bispo

Auxibio nasceu em Roma, de pais Idólatras e tinha caráter doce e honesto. Para assegurar-lhe um posto no desempenho de cargos públicos, seu pai quis que ele contraísse um matrimônio vantajoso, mas o santo tinha outros propósitos e pensava tornar-se cristão, fugindo da cidade e embarcando secretamente à ilha de Chipre.
Neste lugar, Auxibio encontrou a João Marcos, parente de São Barnabé que o batizou, confirmou e o instruiu sobre como predicar para logo ordená-lo sacerdote e bispo. João Marcos lhe confiou também a missão de predicar na cidade de Soles, onde foi acolhido facoravelemente por um sacerdote de Júpiter, a quem edificou com sua vida santa ao ponto de convertê-lo.
O Apóstolo Paulo soube por João Marcos dos progressos que a fé realizava em Chipre e confiou a Heracles o poder de instituir mais bispos e de construir uma nova Igreja. Auxibio começou a predicar a fé em pleno dia e logo da sua construção e consagração do novo edifício, começou a sua obra de apostolado à vista de todos.
A gracia de Dios o sustentou e os milagres corroboraram sua predicação de modo que chegou a formar em Soles uma comunidade cristã florescente. Depois de um episcopado de 50 anos, Auxibio sentiu que se aproximava seu fim e reuniu o seu clero e os exortou a permanecerem firmes na fé e concórdia entre os fiéis.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

EVANGELHO DO DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2009



Jesus cura um cegoMc 8,22
Jesus e os discípulos chegaram ao povoado de Betsaida. Algumas pessoas trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Então cuspiu, passou a saliva nos olhos do homem, pôs a mão sobre ele e perguntou: - Você está vendo alguma coisa? O homem olhou e disse: - Vejo pessoas; elas parecem árvores, mas estão andando. Jesus pôs outra vez as mãos sobre os olhos dele. Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem. Em seguida, Jesus mandou o homem para casa e ordenou: - Não volte para o povoado!


Contemplação e Missão - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (Vida)

Um novo olhar e nova disposição: Quero olhar o mundo e as pessoas, com o olhar transparente, limpo, livre das meias verdades.





Santa Bernardete Soubirous

Em meio do século XIX; quando a perversa doutrina dos racionalistas movia guerra atroz a verdade cristã e com ímpio afã se esforçava para perturbar toda a ordem sobrenatural, Pio IX, de gloriosíssima memória, sob os aplausos de todo o mundo católico, definiu solenemente como dogma da fé Conceição Imaculada de Maria Virgem. Esta proclamação do privilégio fulgidíssimo da mãe de Deus, se ao mundo soberbo faz lembrar a lastimável ruína do gênero humano, pelo pecado, de modo admirável exalta a graça da divina Redenção, e eleva a causas superiores os corações dos homens.
Mas o que em Roma, pelo o infalível magistério, o Sumo Pontífice definia, a própria Virgem Imaculada, bendita entre todas as mulheres, parece quis confirmar com sua própria boca, quando não muito depois com célebres aparições se manifestou na grota de Massabielle, perto de Lourdes nos montes Pirineus; porque para lá, de todas as partes do mundo, multidões se dirigiam para sentir os benefícios da piíssima Mãe, e quase em série contínua de milhares se restabelecem as almas mais que os corpos dos homens.
O mais admirável, porém, é, que a Santíssima Mãe de Deus para conferir aos homens tanto benefício, e para confundir o que no mundo se julga forte, escolhesse um instrumento, à preferência de outros, débil, segundo a divina economia que São Paulo exalta: “Deus escolheu o que e fraco no mundo para confundir os fortes” (1 Cor 1, 27). Este instrumento era Bernarda Soubirous, nome hoje caríssimo e celebérrimo no mundo inteiro, mas naquele tempo, quando apenas quinze anos contava, de todos desconhecida.
Nascida em Lourdes, região montanhosa dos Pirineus, a 7 de janeiro de 1844, filha de Francisco e Ludovica Casterot, dois dias depois foi batizada e recebeu o nome de Maria Bernarda.
Vivendo pobremente e por algum tempo empregada em tomar conta do gado, crescia sem nenhuma doutrina humana, mas em suavíssima simplicidade de costumes e admirável candura de espírito, querida por Deus e pela Santíssima Virgem Mãe. Maria observou a humildade de sua filha e dignou a inocente menina, entre 11 de fevereiro e 16 de junho de 1858, de 18 aparições e de celeste colóquio. Finalmente, perguntada por ela pelo seu nome, disse: “Eu sou a Imaculada Conceição”.
Nesta, tão célebre aparição e ilustrada por Deus por tantos sinais, pode-se notar um tríplice carisma, conferido à piedosa jovem. Chamamo-la antes de tudo: vidente, porque diante de numeroso povo, arrebatada em êxtase, foi maravilhosamente dedicada com o bondoso aspecto da Virgem. Chamamo-la de Mensageira da Virgem ao mundo, porque por ordem de Maria pregou penitência e oração ao povo; mandou aos sacerdotes, que naquele lugar construíssem um Santuário; predisse a todos a glória, a santidade e os futuros benefícios do mesmo lugar. Por fim vemos nela a testemunha da verdade, porque a muitos contradizentes, com o máximo candor de simplicidade, junto com suprema prudência e fortaleza de almas sobrenaturais, atestou constantemente a verdade das aparições e do mandamento confiado da Virgem, com admiração de todos os eclesiásticos e de juízes seculares.
Todas estas coisas levadas ao termo por divino impulso por uma ignorante e inculta menina, Deus a leva longe para a solidão de um convento, e quase desprezada pelo mundo, preparou-se para coisas as mais admiráveis, para que, pregada na cruz com Cristo e com Ele quase sepultada, atingisse profundamente na humildade a vida interior sobrenatural, e um dia na luz da santidade ressurgindo ao mundo, com este estábil testemunho da santidade unisse nova glória ao Santuário de Lourdes. Por isto, obedecendo ao chamamento de Deus, em julho de 1867 se transferiu para Nevers, para iniciar a vida religiosa naquela Casa-Mãe das Irmãs de Caridade e instrução cristã. Terminado o noviciado no mesmo ano, fez os votos temporários, e onze anos depois fez os perpétuos. Admiravelmente fulguraram nela as virtudes, mas sua alma virgem foi principalmente adornada daquelas que mais convinha à disciplina predileta da Virgem Maria: Humildade profunda, terníssima pureza e ardente caridade. Provou-as e aumentou-as com as dores de uma longa enfermidade e angústias de espírito que a atormentaram suportando-as com suma paciência. Na mesma casa religiosa a humílima virgem ficou até a morte, que depois de recebidos os sacramentos da Igreja, invocando sua dulcíssima Mãe Maria, descansou santamente a 16 de Abril de 1879, no trigésimo sexto ano de idade, e duodécimo de vida religiosa.
Tendo ficado até este ponto como debaixo de alqueire da humildade, com a morte tornou-se resplandecente a todo mundo. Debaixo do pontificado de Pio X, em 1923, foi iniciado o processo de sua beatificação. A 14 de julho de 1925 o Papa Pio XI lançou o nome da serva de Deus nos fatos dos bem-aventurados. Em contemplação aos grandes e inegáveis milagres, que Deus se dignou de operar por sua serva, a causa foi reassumida em junho de 1926 e levada ao fim de 2 de julho de 1933.

REFLEXÕES

Bernadette, a humilde camponesa de Barkés, simples, ignorante, que aprendeu a ler só muito tarde, que não se sentou nunca na Academia, recebeu o mais nobre, glorioso, rutilante diadema: o da Santidade. Como essa camponesa se enganou, quando em 1866 foi pedir o véu negro das religiosas de Nevers, as delicadas filhas de D. Delaveyne! O seu fim era ali, toda a sua missão na terra findaria ali. Pura ilusão: na honra que a Igreja lhe conferiu solenemente, iniciou-se o seu reinado de glória, e o seu nome é aclamado agora no mundo inteiro.
No claustro de Nevers, findava apenas uma parte de sua missão perante a humanidade.
Lourdes, que ela dera a conhecer, espalhando pelas almas a nova das aparições e os desejos da Virgem de Massabielle, lá seguia, em ascensão espantosa, rápida, pela sua própria força. O mundo via a Virgem de Lourdes por intermédio de sua confidente, cujos olhos claros e cândidos afastavam toda a ilusão e embuste.
Bernadette, cavando o solo com os seus dedos afiados, fazia surgir, pela graça da Senhora, uma fonte de água do milagre, o mais fecundo capítulo da apologética moderna. Recebeu um ministério novo, confiado a todos os Santos. Cada um deles, porém, tem as suas características. As de Bernadette são a sua pequenez engrandecida pela força e pelo amor de Cristo; a sua condição humilde de ontem, elevada hoje, à de distribuidora de grandes lições ao gênero humano.
Mostrou-nos ela a Rainha dos Santos; hoje começa a ensinar-nos o espírito da santidade. Já não é o sobrenatural acima de nós, mas dentro de nós.
Já nos não convida a irmos às bordas do Gave beber da água milagrosa; o seu apelo é para que vamos ao grande rio sacramental, onde as almas bebem a santidade; e para que consideremos como a humanidade se refaz, se nobilita, se sublima, modelada em Cristo.
A sua voz dir-nos-á de futuro: Vede, homens pequeninos, materializados em gozos efêmeros, o que pode a ignorância, a humildade de uma camponesa iletrada, transformada pelo Espírito Santo.
É talvez mais bela esta segunda missão do que a primeira. Depois de nos revelar a Virgem, mostra-nos o Espírito Divino. Com uma diferença: é que a Virgem vimo-la através dos olhos dela: o Espírito vemo-la nela própria.

CURIOSIDADES


Jurubeba




FICHÁRIO
Nomes Populares
Jubeba, juribebe, jupeba, jurubeba verdadeira, jurupeba-altera, jurubebinha, juripeba.
Nome Científico
Solanum paniculatum L. / Família : Solanáceas
Planeta
Júpiter
Origem
As propriedades medicinais da alcaçuz são conhecidas há mais de 3000 anos. Egípcios e gregos o apreciavam pelo sabor suave e calmante.Arbusto que cresce sobretudo na Europa Meridional e na Ásia Menor.
Partes usadas
Raízes, folhas e frutos
Lendas eMitos

Característicase Cultivo
Arbustivas, perenes, com caules e ramos espinhosos. Folhas sinuadas tomentosas, verde escuras na face superior, verde-claras na inferior, apresentando espinhos no pecíolo e nervura mediana muito saliente. Inflorescências cimosas e de flores azuis (Solanum paniculatum L) ou brancas ( (Solanum variabile Mart). O fruto é uma baga esférica, amarelada, presa a um pedúnculo comprido.Dá em cachos. Reprodução por sementes e vegetativamente por rizomas. Solos semi-arenosos e ácidos.
Outras espécies



Propriedades Medicinal


Diurética, desobstruente tônico, antiinflamatória. Emprega-se popularmente com bom resultado para combater as icterícias, cistites, febres intermitentes, prisão de ventre e as inflamações do baço(suco dos frutos). Externamente empregam-se as folhas amassadas sobre machucados. A raiz é indicada nas dispepsias atônicas e na diabete. Desobstruente do fígado.

Maceração: 4 gs de folhas ou frutos verdes em um copo de água fria; também consumida sob forma de vinhos, bastando para tanto deixar macerar no vinho branco.

Infusão: 2 col de sopa de folhas ou flores ou fruots picados para 1 litro de água fervente. Tomar 3 xícaras de chá morno, sem açúcar, por dia.
Cosmética


Efeitos colaterais: Como a planta apresenta alcalóides e esteróides, recomenda-se evitar seu uso prolongado.

PENSAMENTOS DO DIA


"Desquites, separações, quantos delas por motivos tolos! Depois, com o tempo, ‘caímos na real’ e reatamos, arrependidos. Devemos conversar e dar luz ao entendimento. Aprender com o pranto e dor pode deixar seqüelas, muitas delas inapagáveis."

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


"A amizade é um instinto natural dos homens. O amigo constitui a doçura da existência, o estímulo para vencer as guerras e os dissabores, a força propulsora das ideias, escolas e seitas. A simpatia e a amizade são as formas mais queridas dos humanos seres."

EVANGELHO DO DIA



Evangelho segundo S. Marcos 8,14-21.


Os discípulos tinham-se esquecido de levar pães e só traziam um pão no barco. Jesus começou a avisá-los, dizendo: «Olhai: tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.» E eles discorriam entre si: «Não temos pão.» Mas Ele, percebendo-o, disse: «Porque estais a discorrer que não tendes pão? Ainda não entendestes nem compreendestes? Tendes o vosso coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? E não vos lembrais de quantos cestos cheios de pedaços recolhestes, quando parti os cinco pães para aqueles cinco mil?» Responderam: «Doze.» «E quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de bocados recolhestes?» Responderam: «Sete.» Disse-lhes então: «Ainda não compreendeis?»




PALAVRA DA SALVAÇÃO

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CURIOSIDADES


AMORA-PRETA: UMA FRUTA ANTIOXIDANTE


A amoreira-preta (Rubus sp.), apesar de ser nativa da Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul, cresce apenas em regiões determinadas de acordo com o clima ideal para o seu desenvolvimento. A amoreira-preta é uma espécie arbustiva de porte ereto ou rasteiro, geralmente dotada de espinhos e a coloração das flores varia do branco ao rosa. Produz um fruto agregado, a amora-preta, composto por frutículas e sua coloração pode variar do branco ao negro, e a sua casca é brilhante, lisa e frágil, quando madura. A amora-preta pode facilmente ser confundida com a framboesa, mas esta tem o centro oco, enquanto a primeira tem um coração esbranquiçado. A amora-preta in natura é altamente nutritiva. Da sua composição fazem parte a água (85%), as proteínas, as fibras, os lipídeos e também os carboidratos. Também possui cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias vitaminas, no entanto, é uma fruta de baixo valor calórico, apenas 52 calorias em 100 gramas de fruta. Vários tipos de açúcares e ácidos fazem parte da composição desta fruta, sendo que o balanço entre acidez e sólidos solúveis é que dá o seu delicioso sabor característico. Ainda na amora-preta, são encontradas outras substâncias como os fitoquímicos, ou compostos secundários. Estas substâncias são produzidas naturalmente pelas plantas para se protegerem do ataque de pragas e doenças, e também ajudam a planta a resistir a condições adversas do ambiente. Muitos destes fitoquímicos atuam na prevenção e no combate de doenças crônicas como o câncer e as doenças cardiovasculares. Exemplos de fitoquímicos encontrados em amora-preta são as antocianinas, que dão a coloração vermelha e roxa das frutas, os carotenóides que são responsáveis pela coloração laranjada, e ainda, existem vários outros fitoquímicos que não apresentam cor como os ácidos fenólicos, por exemplo, mas são de grande importância para a saúde. A concentração destes fitoquímicos em amora-preta pode variar de acordo com a cultivar, o ambiente, o ponto de maturação, o armazenamento e o processamento. Os estudos realizados ao redor do mundo vêm demostrando que o consumo de frutas e hortaliças está relacionado à prevenção das doenças crônicas, provavelmente, devido ao aumento no consumo de compostos antioxidantes. A amora-preta apresenta uma alta atividade antioxidante, se comparada ao mirtilo, que é uma fruta bastante estudada e muito utilizada como padrão de comparação. O nosso corpo é exposto diariamente a diversos fatores que podem levar a mutações celulares, através de fatores internos, como radicais livres que se formam durante a nossa respiração, ou externos, como poluição, raios solares, tabaco, álcool, etc. Os compostos antioxidantes encontrados em algumas frutas e hortaliças conseguem ajudar as células do organismo a se protegerem das mutações, que é o primeiro passo para a formação de um algum tipo de câncer. Existem estudos que mostram o poder do extrato de amora-preta na prevenção e combate do câncer de útero, cólon, boca, mama, próstata e pulmão. O extrato de amora-preta previne ainda a formação da metástase, ou seja, evita que o câncer se espalhe e se instale em outros órgãos. Também foi observado um efeito antiinflamatório do extrato de amora-preta, o que não deixa de ser interessante, já que se acredita que o câncer está relacionado a um processo de inflamação crônica. Mas quantas amoras-pretas devemos consumir ao dia? Quanto nosso corpo consegue absorver e utilizar? Estas são questões ainda difíceis de responder. O que se sabe é que, após consumir a amora-preta, os fitoquímicos são absorvidos, metabolizados e distribuídos em diferentes tecidos/órgãos do corpo, sendo que já foram encontrados nos tecidos do estômago, jejuno, fígado, rins, plasma e até no cérebro. E como ficam os fitoquímicos quando as amoras-pretas são processadas? O processamento das frutas da amoreira-preta é uma forma de agregar valor ao produto, melhorando a renda dos fruticultores, sendo a sua transformação em geléias, sucos, iogurtes, sorvetes as formas mais comuns de consumir esta fruta. Após o processamento, há dúvidas quanto à manutenção dos fitoquímicos encontrados na fruta in natura. Sabe-se que ocorre uma perda de antocianinas no processo de fabricação da geléia de amora-preta em relação aos valores encontrados na polpa, e esta perda continua durante o armazenamento dos vidros de geléias através do tempo, mas, mesmo assim, a geléia da amora-preta ainda é considerada uma boa fonte de fitoquímicos antioxidantes. A Embrapa Clima Temperado tem grande interesse no desenvolvimento da cultura da amoreira-preta na Região Sul e no Brasil. Neste contexto, é mantido na Unidade um programa de melhoramento de pequenas frutas, onde a amora-preta está inserida. Além da seleção de novas cultivares, desenvolvem-se ações relacionadas à produção de mudas, manejo da planta, armazenamento, processamento e caracterização funcional da fruta. O que se espera é caracterizar as cultivares que estão sendo comercializadas e também auxiliar no processo de seleção de novas cultivares, visando frutas de alta qualidade e alto valor nutricional e funcional. A amora-preta já é considerada uma fruta funcional, ou seja, além das características nutricionais básicas, quando consumida como parte usual da dieta, produz efeito fisiológico/metabólico ou efeito benéfico a saúde humana, devendo ser segura para consumo sem supervisão médica. O consumo de frutas e hortaliças, como a amora-preta, em conjunto com um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada e exercícios físicos, pode prevenir alguns tipos de doenças.
Márcia Vizzotto

SEMANA DA FAMÍLIA

SEMANA DA FAMÍLIA