OSEMEADOR2004


"Ensinai-me a fazer a vossa vontade, pois sois o meu Deus. Que vosso Espírito de Bondade me conduza pelo caminho reto." (Salmo 142,10) !!!

A Parábola do Semeador



I made this widget at MyFlashFetish.com.

ORAÇÃO DE FÉ

ORAÇÃO DE FÉ
ACORDAR COM FÉ

Irmãos e Irmãs vamos acordar missiónarios todos os dias de nossa vida.

ORAÇÃO DE FÉ:

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.


INVOQUEMOS O ESPÍRITO SANTO PARA FAZERMOS A LEITURA DO EVANGELHO:

Oração do Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos

Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

quarta-feira, 9 de março de 2011

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

JEJUM E ABSTINÊNCIA

(Roxo, Pref. da Quaresma IV – Ofício do dia)

"O JEJUM QUE SALVA"


ABERTURA da Campanha da Fraternidade de 2011

Tema: fraternidade e vida no planeta

Lema: a criação geme em dores de parto (Rm 8,22)


Irmãos e irmãs, iniciamos a Quaresma, tempo litúrgico devotado à penitência e conversão em preparação à Páscoa. Visando a conversão, a Campanha da Fraternidade traz o tema: “fraternidade e vida no planeta”, e o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). O objetivo é chamar atenção dos cristãos e das pessoas de boa vontade para a gravidade do aquecimento global e mudanças climáticas, cujas conseqüências podem ser calamitosas para todos, sobretudo para os mais pobres. Enfrentar a questão buscando soluções é atitude decorrente da fé e do amor para com a humanidade. Para isso, é necessário participar ativamente da liturgia e buscar atitudes concretas que representem mudança de vida e de relacionamento com a natureza.



ABERTURA (CF - 2011)

Fala assim meu coração: * “Vou buscar a tua face!” * /:Senhor, o teu semblante * Não me escondas, não!:/

1. És, Senhor, o meu abrigo, * Segurança e proteção, * Tenho os olhos em ti fixos, * Minha rocha e salvação. * Vê meu coração contrito, * Vem, me guie a tua mão.

2. Da maldade, vem, me livra, * Tira-me da perdição. * Teu semblante é minha luz, * É farol na escuridão. * Em teu coração encontro * Só bondade e compaixão.

3. A ti peço uma só coisa: * Em tua casa habitar * Cada dia de minha vida, * E o teu amor provar! * Cantarei, então, pra sempre * Ó meu Deus, o teu louvor!


ORAÇÃO

Oremos (silêncio): Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por N.S.J.C.
Amém.


PRIMEIRA LEITURA (Jl 2, 12-18)

Leitura da profecia de Joel.

2 12 "Por isso, agora ainda - oráculo do Senhor -, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto. 13 Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige". 14 Quem sabe se ele mudará de parecer e voltará atrás, deixando após si uma bênção, ofertas e libações para o Senhor, vosso Deus? 15 Tocai a trombeta em Sião: publicai o jejum, convocai a assembléia, reuni o povo; 16 santificai a assembléia, agrupai os anciãos, congregai as crianças e os meninos de peito; saia o recém-casado de seus aposentos, e a esposa de sua câmara nupcial. 17 Chorem os sacerdotes, servos do Senhor, entre o pórtico e o altar, e digam: "Tende piedade de vosso povo, Senhor, não entregueis à ignomínia vossa herança, para que não se torne ela o escárnio dos pagãos!" Por que diriam eles: "Onde está o seu Deus?"18 O Senhor afeiçoou-se à sua terra, teve compaixão de seu povo.

Palavra do Senhor
Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL Sl 50(51)

Piedade, ó Senhor, tende piedade, * pois pecamos contra vós!

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! * Na imensidão de vosso amor, purificai-me! * Do meu pecado, todo inteiro, me lavai * e apagai completamente a minha culpa.

2. Eu reconheço toda a minha iniqüidade, * o meu pecado está sempre à minha frente, * foi contra vós, só contra vós que eu pequei * e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

3. Criai em mim um coração que seja puro, * dai-me de novo um espírito decidido. * Ó Senhor, não me afasteis de vossa face * nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

4. Dai-me de novo a alegria de ser salvo * e confirmai-me com espírito generoso! * Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar * E minha boca anunciará vosso louvor!


SEGUNDA LEITURA (2Cor 5,20-6,2)

Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.

5 20 Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus! 21 Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus. 6 1 Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. 2 Pois ele diz: "Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação". Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.

Palavra do Senhor.
Graças a Deus.


Evangelho (Mateus 6,1-6.16-18)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 1 "Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. 2 Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. 3 Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. 4 Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á. 5 Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. 6 Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. 16 Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. 17 Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. 18 Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á".

Palavra da Salvação
Glória a vós, Senhor.

Nenhum comentário:

SEMANA DA FAMÍLIA

SEMANA DA FAMÍLIA